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Ordens Iniciáticas, Religiões e Seitas

normal_1371047836religioesReligião é uma palavra que provém do latim religare, que significa religiar-se ao divino. Pode-se defini-la, portanto, como sendo um sistema que tenta religar o homem a Deus.

Uma religião se caracteriza por seis aspectos básicos. O primeiro é a autoridade, a qual não se refere a uma autoridade divina, mas a pessoas com talentos e dons acima da média em questões de espiritualidade; suas opiniões serão buscadas e seus conselhos serão geralmente seguidos pelos seus adeptos. O lado institucional e organizado da religião requer órgãos administrativos e pessoas que ocupem posições autoritárias, cujas decisões carregam o peso da influência, as quais (ao menos deveriam ser) são os talentosos inicialmente citados.

O segundo aspecto é o ritual, o berço da religião. A religião surge do júbilo e da consternação, os quais pedem expressão coletiva. Quando esmagados pela perda, ou quando nos sentimos exuberantes, queremos interagir com as pessoas, tornando esta interação mais do que a soma das partes para que alivie o nosso isolamento. Além disso, aprendemos dos egípcios que a encenação dramática de princípios que facilitam o aprendizado dos mesmos. Repleto de simbolismos, os psicodramas são ferramentas que informam e inspiram para que possamos despertar o nosso espiritual. Isto remonta ao terceiro aspecto da religião, a especulação, já que as dúvidas são necessárias no contexto religioso – Para onde vamos? Por que estamos aqui? De onde viemos? E, obviamente, conserva-se tudo o que as gerações passadas aprenderam e legaram ao presente, como parâmetros para ação, formando um quarto aspecto da religião, a tradição.

O quinto aspecto é a crença. Embora muitas vezes a palavra religião seja usada como sinônimo de fé e crença, ela não é. Tanto uma pessoa religiosa quanto um cético ou um ateu possuem suas crenças. Afirma-se na religião, muitas vezes tão difícil de sustentar tal afirmação perante os fatos, que a Realidade está ao nosso lado, que o Universo é amigável, as melhores coisas são as mais eternas, etc. Por fim, a religião lida com o mistério, já que a mente humana não consegue sondar o Infinito pelo qual é atraída.

O que atualmente chamamos de religião está mais para o conceito de seita, que é uma reunião de pessoas que são separadas de um tronco comum e que seguem um chefe carismático sectário. Sempre que temos desacordos em determinados pontos de princípios morais, por exemplo, pode-se haver uma ruptura de um grupo de indivíduos e este vir a criar uma seita. Existem também seitas criadas por membros com iniciativa própria, mas não nos alongaremos nelas aqui. Desta forma, ao menos nesta linha de conceituação, as igrejas evangélicas e protestantes são seitas, ao invés de religiões.

As seitas rompem os seus adeptos da sociedade e os faz romper com a mesma. Surge aquele aspecto que os membros são especiais e os restantes são do mundo, porém o mundo pode ser salvo… As crenças de uma seita são inatingíveis, verdades absolutas, imutáveis.

Então, definindo aspectos para as mesmas, assim como fizemos com a religião, temos: sujeição mental (os membros são sujeitos às verdades do guru, às imutáveis “leis divinas”), exigências financeiras (pagam quantias exorbitantes que são o ganha-pão da instituição) e ruptura (acham pertencer a uma elite especial e que os outros, de seu ambiente de origem, estão sujeitos a uma ilusão ou dominados por alguma espécie de entidade, por exemplo, fazendo com que fiquem fora da sociedade). Além disso, temos danos psicológicos e físicos aos seus adeptos, brigas por cargos, disputas de egos e tentativas de alterar o poder público para beneficiar os líderes do grupo sectário.

Por fim, temos as Ordens Iniciáticas, que visam conduzir seus membros à evolução moral, intelectual e espiritual, à Reintegração, através do aprendizado e da prática de princípios místicos universais. Por incrível que possa parecer, só se diferenciam das ordens verdadeiramente religiosas pelo caráter esotérico de seus ensinamentos (agora é hora de pensar – será que o que eu entendo por religião é de fato uma religião?).          

hermes_trismegisto-300x236Ordens Iniciáticas não são seitas, já que não são criadas de cismas, não seguem gurus, estimulam seus membros a serem livres-pensadores, respeitam a liberdade individual, estimulam a fraternidade, não possuem metas políticas e orientam ao progresso espiritual, intelectual e moral da humanidade como um todo.

O esoterismo constitui mais um modo de abordar as coisas do que um sistema de doutrinas específico. Seus elementos fundamentais não surgiram de uma só vez, foram estruturados pouco a pouco e sofrendo diversas influências. Estes elementos podem ser sintetizados em seis grandes categorias. A primeira é a teoria das correspondências, que diz que tudo está ligado no universo e que existem relações sutis entre as diversas partes da Criação. A segunda, estritamente ligada à primeira, é a natureza viva, que considera que nada é imóvel nem inerte no universo e que a vida está em toda a parte, com graus de manifestações diferentes e complementares. O terceiro ponto é a faculdade de imaginação e meditação, baseada na capacidade do ser humano escalar, através de símbolos, ritos e mitos, os diversos níveis de cosmos. Daí vem a quarta característica, a transmutação, a experiência iluminadora que permite à alma se reconciliar, reintegrar-se e regenerar-se.

Aos quatro elementos acima fundamentais surgem dois complementares. A concordância, que diz que há uma Tradição Primordial que é uma raiz comum de todas as religiões e tradições, e a Transmissão, que dá ênfase ao fato de que os conhecimentos podem (ou devem) ser transmitidos, por iniciação, de Mestre para aluno.

Existem duas modalidades de Transmissão: vertical e horizontal. A primeira é aquela que ocorre diretamente do invisível e a segunda é a retransmissão deste acervo sagrado de iniciado para iniciado. A maioria dos que estudam as escolas iniciáticas, e até mesmo diversas ordens iniciáticas, evocam apenas a filiação horizontal, que é facilmente percebida através da história. Fazendo isto limita a filiação iniciática a uma administração que confere certificados e diplomas. Porém, há os que privilegiam a transmissão vertical, sem tirar a validade da transmissão de Mestre a discípulo, e consideram a experiência mística e a filiação espiritual, e não apenas a física, um critério fundamental de validade tradicional.

Estas são as principais características das Religiões, Seitas e Ordens Iniciáticas dispostas a nível didático, claro.

1 comentário sobre “Ordens Iniciáticas, Religiões e Seitas

  1. Frater Soltys

    Há muitos livros colocando as sociedades iniciáticas entre seitas. Daí confundem um grupo, com uma ordem externa, assim como ocorre com a Rosacruz e suas diversas ordens. Não raro também se entende serem religiões, quando não são. seu texto informa sobre esses fatores.

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