Pular para o conteúdo

O Poder do Pensamento

inovac3a7c3a3o-sistemc3a1tica-2_fotorQuem de nós não deseja ter uma vida melhor? Realizar seus objetivos e metas, ter seus sonhos realizados? A busca pela concretização de uma vida na qual o indivíduo tenha o que realmente deseja é algo perfeitamente natural e leva-o a escolher entre diversos caminhos. Dentre tais escolhas podemos citar a religião, a espiritualidade, o estudo e o trabalho. No setor literário, a sessão de auto-ajuda é bastante frequentada por aqueles que tem tal intenção. Livros sobre pensamento positivo sempre estão no topo das vendas. Mas será que realmente o pensamento pode influenciar a nossa vida?

Para os autores dos livros de auto-ajuda, ter uma atitude otimista faz com que você consiga aquilo que deseja. Tudo que nos concentramos pode se manifestar em nossa vida. No livro O Segredo, da autora Rhonda Byrne, temos uma fórmula bem simples – pedir, acreditar e receber. “No momento em que você pede alguma coisa, e acredita, e sabe que já a tem no invisível, o Universo inteiro se move para deixá-la visível”.

Então, como isto seria possível? Segundo os autores deste segmento literário, a mente funcionaria como um ímã que se atingir vibração suficiente, atrairia os objetos e acontecimentos para que se manifestassem em nossas vidas. Outra ideia interessante propagada nestes textos é que somos um só. Você e eu somos uno, existe uma conexão invisível entre todas as coisas. “Pode isto, Arnaldo?”

Para o Hermetismo sim, pode. “O TODO é MENTE; o Universo é Mental”,  diz o Caibalion, e não há nada de miraculoso nisto. O princípio utilizado para isto é a Visualização, que é a aplicação da primeira lei hermética. Ele é natural, universal e acessível a qualquer ser humano. E, lembramos, que embora possam ser utilizadas formas diferentes para conseguir um objetivo, o princípio e os resultados são os mesmos.

A manifestação ocorre através da aglutinação de energia dos planos superiores para que se possa trazê-la ao plano físico através de uma Vontade treinada. Simples? Não na prática. Sendo a mente um espelho para a manifestação da Vontade de nosso Eu Superior, precisamos limpá-la de toda influência como divagações, devaneios e emoções negativas ligadas ao pensamento. Por isto que é muito difícil a um ser humano que  não realiza práticas de concentração, visualização e meditação realizar algo através deste princípio e, quando consegue, chama-o de milagre ou coincidência. Por isto é importante praticar!

Para finalizar a minha parte nesta discussão, deixo para vocês dois exercícios:

Concentração

Fixe um ponto preto com 1 cm de diâmetro em alguma parede. Posicione a 1,5 m dele e deixe-o na altura de seus olhos. Sente-se com as costas retas, faça algumas respirações profundas, a fim de manter-se sempre calmo e relaxado durante o exercício, e fixe o olhar no ponto fixado. O exercício consiste em permanecer olhando para o ponto sem piscar, mantendo a concentração até que todas as sensações externas cessadas. Mantenha essa concentração (sem piscar) pelo tempo máximo que conseguir.

Visualização

Sente-se com as costas retas, concentre-se e centre-se. Feche os olhos e imagine que está olhando para uma parede branca ou uma tela vazia. Visualize as seguintes formas geométricas, na seguinte sequência: uma linha, um ponto, um círculo e um triângulo. Quando você for capaz de ver nitidamente as formas, visualize a tela em cores, na seguinte sequência: vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, anil e violeta.

Deixe uma resposta