Não existe “Magick Rosacruz”

ban_mystica_aeterna

Coluna com traduções dos textos do blog do Sam Robinson. Esta é uma tradução do artigo “There is No Such Thing as Rosicrucian Magick“, realizada por “Jeff Alves”.

Olá caros leitores,

Hoje eu gostaria de estabelecer diferenças entre Rosacruzes e iniciados de outros caminhos. Cada candidato terá, mais cedo ou mais tarde, que se deparar com caminhos mágicos da espiritualidade ocidental. Alguns leitores aqui já estudaram 'magick' e tentaram esses métodos. Magic-k com um 'k' denota a arte esotérica de magia praticada por ocultista. Esta arte geralmente implica que quem a pratica usa rituais ou meios ocultos para manifestar algum tipo de resultado que deve mudar suas vidas, seja levando a ter mais dinheiro ou sucesso... Na verdade alguns vão ter notado que, por vezes, os Rosacruzes, de fato, compartilham práticas semelhantes e rituais até mesmo semelhantes a aqueles que praticam tal caminho mágico. No entanto, temos de deixar claro aqui as diferenças porque:

Magia não é Rosacrucianismo e Rosacruzes não praticam Magick

harrypotter2

Não Existe Magick Rosacruz

A Magia em si é algo bem popular hoje e não é nenhuma maravilha nesta era de fast food e comunicações rápidas através da mídia social. As pessoas são naturalmente atraídas para qualquer coisa que ofereça uma solução rápida.

Não estou me referindo a truques de palco ou shows mágicos, mas sim à idéia moderna de que as pessoas podem praticar exercícios ocultos para manifestar algum resultado material, como ter mais dinheiro, mais amigos ou até mesmo atrair o sexo oposto. Sim, é verdade. As pessoas que praticam artes mágicas, por vezes, até mesmo tentam influenciar e manipular os outros através do uso de fórmulas mágicas e ritos. Assim, não só a questão do karma entra em jogo, mas também as suas implicações morais.

Nós todos já vimos livros sobre "como fazer" magia e Ordens ocultas inteiras que reivindicam ensinar magick

É meio irônico porque a maioria do que eles ensinam é muito astral e não se estende à realização dos seus resultados em termos de receber bênçãos e milagres divinos, nem nós ouvimos falar muito das aparências espirituais que ajudam a instigar a iniciação transformadora. Em vez disso, eles tendem a se concentrar em fazer rituais mágicos para controlar espíritos e forças que governam diferentes aspectos da vida humana, seja emprego, amor, aprendizagem, família e confrontos. Não me interpretem mal, alguns deles atravessam o caminho espiritual e se envolvem em ambos os mundos, tendo interesse em ambas as alterações, materiais e espirituais, que tais métodos podem trazer. No entanto Rosacruzes não fazem magick com um 'K'.

Eu certamente estou generalizando aqui, mas todos os praticantes de caminhos magísticos fazem intencionalmente rituais mágicos para mudar seu mundo exterior. Eu especulo que pode ser que talvez eles sejam indivíduos fracos e talvez eles sejam preguiçosos demais para passar pelo corajoso processo de criar essa mudança por si mesmos, melhorando a sua perspicácia, habilidade e personalidade, para que depois possam galgar os degraus para que realmente consigam o que querem. Certamente todo mundo quer mudar. Todo mundo quer que algo aconteça. Eles só usam rituais de ocultismo para mover as coisas. Nós Rosacruzes não, distanciamos-nos desta coisa...

Sim, isto é o que nos diferencia, como o Rosacruz deseja manifestar nenhum resultado exterior em sua vida usando o ocultismo. O foco do Rosacrucianismo é espiritual e a mudança que buscamos é interna. Queremos ser melhores mães e pais, melhores amigos e melhores membros da comunidade. Queremos contribuir e acredito que se nós crescemos com o poder do amor e compaixão, vamos deixar florescer aquilo, e as nossas vidas vão mudar como consequência da nossa perspicácia, habilidades e personalidade, bem como todo o nosso ser.

Este é um longo caminho talvez, mas o caminho percorrido é um caminho digno da viagem e é por isso que chamamos a espiritualidade de um caminho. E, ao longo do caminho, talvez alguns milagres se manifestem e alguns guias espirituais irão mostrar-se e nós poderemos então nos beneficiamos de alguma forma, então vamos contar isto como uma bênção.

Eu mencionei que existe apenas uma única exceção a esta regra. Os manifestos afirmam que professamos nada mais que curar os enfermos. E o que é esta cura e quão ampla pode que ser a sua aplicação?

A doença é o resultado da desarmonia e cura é a propositura dessa situação em matéria de harmonização e equilíbrio. Portanto, a única manifestação que aparentemente os Rosacruzes estão autorizados a fazer em termos de realmente mudar a vida das pessoas é: a cura e a manifestação de mais harmonia.

E o que não se pode fazer com um pouco mais de harmonia?

Harmonia pode ser encontrada na música, na arte e na poesia certamente e quando se utiliza meios ocultos nós podemos orar, usar meditações, conectarmos-nos com os nossos arredores e sintonizarmos-nos com o nosso ambiente e habitat local, cuidadosamente ouvindo os pássaros e o farfalhar das árvores. Esta é uma grande música que ajuda a harmonizar-nos porque estamos a ser batidos como um cordão e IAO-Nous é o músico Divino, ressoando ondas harmônicas através de toda a criação. Sim, nós podemos praticar a busca de um resultado material que utiliza meios ocultos de modo que através de exercícios espirituais possa se manifestar mais harmonia, não só para nós, mas também para toda a humanidade e até mesmo todo o planeta.

Considere que este desejo por harmonia deve aparecer não para mim ou para você individualmente. É para todos. É uma fonte de regeneração para todos. É o ideal de toda a saúde e felicidade, bem como a razão por trás da lei.

Assim, como Rosacruzes, podemos por outro lado dizer: usar magick para manifestar qualquer coisa que não seja a harmonia é uma ação enraizada no egoísmo.

Em última análise, uma cura e a outra fere. A magick fere o próprio desenvolvimento espiritual, pois atalha a maneira de fazer as coisas e realizá-las na vida real, eliminando assim a necessidade de desenvolvimento do caráter e todas as habilidades normalmente exigidas no resultado.

LoveSpellKit

Kit de Magia do Amor - Nós não fazemos isto

Se você não sabe o que quero dizer, imagine alguém que realmente manipua outra pessoa com magia para encontrar o "amor" ao passo que normalmente temos que aprender o comportamento correto em termos do que é socialmente aceitável durante o processo de cortejo, bem como a forma de colocar em prática o nosso charme natural. Magick elimina a necessidade de aprender isto e, sendo honestos com todos os praticantes de magick lendo isso: essa aprendizagem é natural e saudável e, como com todas as coisas na vida, os Rosacruzes acreditam que o sucesso é recompensado na medida em que ocorre o desenvolvimento pessoal.

Então, sim, vamos definir hoje o caminho Rosacruz como não-mágico. Queremos crescer apenas internamente e, se queremos manifestar qualquer coisa para o exterior, que seja mais harmonia, que é a base de toda cura.

E hey, essa idéia não começou comigo. É mencionada na Fama e tem raízes mais antigas:

Os gregos acreditavam que as divindades estavam além da compreensão humana, mas a realização de harmonia levava os seres humanos o mais próximo possível da divindade e chamaram isto 'semelhança', o que significa que ter harmonia era ser semelhante a IAO-Nous. Esta visão é bonita e todos podem se beneficiar com mais harmonia em suas vidas, no trabalho, com a família e a sociedade e, algum dia, talvez, terá harmonia com a natureza também. Esta harmonia é divina e é um ideal para todos os Rosacruzes e enquanto nós não podemos entender tudo na vida, sabemos que, se o paraíso um dia manifestar-se-á na Terra certamente ele seria harmonioso.

Rejeitar a magick como um método para manifestar resultados é o futuro da nossa Ordem Rosacruz. Precisamos tomar uma posição e precisamos proclamar em voz unificada nossa rejeição a uma forma tão materialista do ocultismo. (Magick só foi inserida pela primeira vez em uma Ordem Rosacruz por Macgregor Mathers, que eu poderia acrescentar que ele foi completamente louco ao fazer isto) Nós não precisamos "mudar" as nossas circunstâncias usando magia. Ao invés disto, precisamos enfrentar a vida sabendo que tudo nela acontece por uma razão e que é um conforto de aquecimento, pois:

O que quer que nós tenhamos ao nosso redor em nossas vidas a qualquer momento É A Lição.

Todas as nossas circunstâncias, os nossos impasses e problemas em nossas vidas são faces de uma divina comédia e nós somos o personagem principal e mais importante, o estudante principal. A vida é a sala de aula Rosacruz, o céu do teto do templo e a terra o piso. Nós não precisamos mudar nada exatamente e se fizermos isso é porque o desafio está lá para nos ajudar a desenvolver o suficiente para superar o problema. A Rosacruz aceita a vida com resignação, aceitando a lição do momento.

Todo mundo se torna o professor na sala de aula do mundo. Isso me lembra a prática Sufi no Egito, na qual ele vão cumprimentar mendigos na rua dizendo 'Olá, meu Senhor, Oh digno Rei', que é uma prática feita com a finalidade de melhor ajudá-los a ver o professor e IAO-Nous que há em todos.

Esta visão do que a Ordem Rosacruz abrange (e não faz) é importante à medida que tomamos uma posição hoje. Eu acredito que há uma tendência entre pessoas que praticam magick, especialmente dentro de ordens ocultas que fazem híbridos entre Golden Dawn e elementos Rosacruzes, que muitos dos seus membros agora preferem o culto, a prática do misticismo e buscam a iluminação ao invés de tentar usar a magick como um meio de manifestar resultados materiais. Claro que eles usam rituais do tipo ocultista, mas você tem que chamá-lo pelo que ele é.

É por isso estas pessoas pararam de intitularem-se praticantes do caminho mágico.

Para aqueles de vocês que estão lendo isso que têm sido praticantes dos ensinamentos Ordem Rosacruz há vários anos, tudo isso pode parecer óbvio. Para outros, não é. É por isso que temos de nos tornar francos contra um grande equívoco. Magick Rosacruz não existe.

Magick Rosacruz - Esta expressão é um "Oxímoro"

Abaixo uma distinção entre o Caminho do Rosacruz e o Caminho do Magista para nos ajudar:

 

Caminho Rosacruz Caminho Magístico
Busca a Iluminação Busca a Satisfação
Impulsiona a Alma Impulsiona o Ego
Manifesta a Harmonia Manifesta resultados rápidos
Eterno Conserto Rápido
Desenvolve o Caráter Atalhos para o auto-desenvolvimento
Aceita as Circunstâncias Controla as Circunstâncias
Recebe bênçãos Forças em Ação
Sacrifício Egoísmo
Muitas vezes Cura Muitas vezes Fere
Resolve a Causa Resolve o Sintoma
Considera a Comunidade Ganho Pessoal é a Prioridade
Dissolve o Ego Endurece o Ego
Aceitação Manipulação
Deseja o Amor Desejo o Sexo
Harmonioso Concupiscente
Profecia Visão curta
Eleva Abaixa
Invoca entidades angelicais superiores Evoca demônios e espíritos
Clemente Colérico
Karma Bom Karma Ruim
Amor é a resposta Poder é a resposta
Trabalho Divino Trabalho do Eu

Então, lembre-se, da próxima vez que falar sobre a Ordem Rosacruz e seus ensinamentos, não se esqueça de fazer o seu melhor para ajudar as pessoas a entender estas diferenças. Podemos usar ferramentas semelhantes, implementos, rituais e iniciações. No entanto, a diferença agora está clara. Vamos ficar juntos e ajudar a expressar o que os Rosacruzes são.

Seu amigo ao longo do caminho,

Samuel Robinson

Comentários Rosacruzes

Esta seção oferece comentários sobre post de meu blog, provenientes de irmãos e irmãs rosacruzes de outras Ordens Rosacruzes. Decorrente de vários ramos da Ordem Rosacruz, esta seção nos reúne em um novo estímulo, iniciado bem aqui no Mystica Aeterna, a fim de ajudar a desenvolver a partilha e a comunidade em toda a nossa bela tradição, independente das nossas diferenças, organizando-nos dentro de uma irmandade Rosacruz, de conexão, compaixão e partilha.

Nick Farrell - Golden Dawn

NickA ideia de que o Rosacrucianismo não tem nada a ver com magia é alheia à Golden Dawn, seus sucessores e, na verdade, muitos dos primeiros Rosacruzes! É popular entre os sabores maçônicas do Rosicrucianisn distanciarem-se da magia. É parte da mesma estrutura de crença que diz que falar de coisas ocultas é ok, mas que é importante nunca fazê-las.

A Golden Dawn insistiu que o seu sistema seja ser englobado com um sistema Rosacruz. Na verdade, você não poderia ser um magista a menos que você fosse um Rosacruz nos olhos da Golden Dawn. O sepulcro Rosacruz é um compêndio de todo o conhecimento, o que inclui magia, e é inconcebível ter Rosicrucianismo sem magia.

Como isso é possível se a magia só é praticada por maníacos egóicos e auto-centrados? A resposta curta é que a magia real está tão longe do que muitos na tradição mágica pregam que não é de se estranhar que muitos Rosacruzes quasi-maçônicos ficam confusos. A magia não é realizada na direção do ego, mas através da fusão da vontade pessoal com a Vontade Divina. O eu inferior, que impulsiona os "magistas play" das ordens externas, não pode obter um olhar sobre estes sistemas.

Em um ritual mágico você está permitindo-se ser um co-criador com Deus. Você está canalizando a energia divina para criar um universo que é mais de acordo com as necessidades e desejos da Mente Divina.

A Mente Divina, como o sepulcro de CRC, engloba tudo e, portanto, um magista praticante não tem a opção de sentar e pensar pensamentos agradáveis o tempo todo. A vida não é agradável e se você quer vir a ser um verdadeiro servo da Mente Divina você tem que sujar as mãos. Jesus não gastou seu tempo falando com os sacerdotes e filósofos, mas passou a maior parte de seu tempo com prostitutas e coletores de impostos. Há momentos em que um magista tem que lidar com as "forças escuras", pois, no final do dia, elas ainda são parte de Deus e ainda tem uma função.

Na verdade, eu diria que a maior parte da psicose que existe entre o campo esotérico geralmente é causada porque as pessoas não estão preparadas para olhar suas sombras nos olhos e só estão interessadas em vistas macias dos aspectos benignos e banais da religião. A escuridão não compreendida não vai embora e quando uma pessoa se move perto da luz ela torna-se ainda mais poderosa.

A magia não é um caminho fácil. Na verdade usar Magia dentro de um quadro Rosacruz é um dos mais difíceis caminhos espirituais possíveis. Pode ser escolhida por aqueles que querem uma solução rápida, mas eles serão universalmente decepcionados. Aprender e estudar magia e, sobretudo, vivê-la, está além de qualquer um que pensa que é um caminho mais fácil. Na verdade, é uma das razões pelas quais muitos seguidores da Golden Dawn saem depois de terem obtido o seu primeiro grau Rosacruz, onde é lecionada a magia real pela primeira vez.

Igualmente, a vida tem seu lado bom e mau e dizendo que "Rosicrucianismo" apenas é bom significa que ele não está a cobrir todos os aspectos da vida. Dizer que é contra a magia é como dizer que é passivo e não faz nada para influenciar o universo, mas apoia escapar. Não há nada na vida dos famosos Rosacruzes que sugere que este era o caso. Você encontra todos os Rosacruzes trabalhando para o bem da sua sociedade usando a ciência mágica; muitas vezes ao lado de "ciência exotérica". Magia Rosacruz é uma tradição vibrante e útil e muito criticada, geralmente por aqueles que não conseguem ver a sua importância. É um alvo fácil porque há tantos "Wack-empregos" lá fora. Depois, há os "Wack-postos de trabalho" em qualquer tradição e nós não baseamos os nossos preconceitos sobre as ações deles.

Paxton Knight - Kabalística da Rosa-Cruz

Paxton KnightMagick Rosacruz - dois termos que podem ser sinônimos de charlatanismo ou fraude; duas palavras que podem ser aplicadas a um amplo espectro de práticas, técnicas e filosofias que facilmente tornam-se uma ambiguidade onipresente; um rótulo elevado em alguns casos e uma etiqueta de desconto de preço em outros momentos. Eu penso que é importante salientar que no post de blog acima o autor faz um pequeno erro, utilizando a ortografia de MAGICK quando suas descrições e referências parecem estar mais em consonância com a definição de MAGIC (isto é, rituais/ritos realizados por manifestações físicas ou para manipular a natureza por razões puramente egoístas).

No entanto, a magick moderna e os rituais teúrgicos são essencialmente procedimentos de investigação, através dos quais espreitamos os estratos mais sutis do universo a fim de testemunhar como certas forças universais invisíveis operam dentro de sua vida. Este é um ato de tornar-se consciente do que estamos incessantemente expostos inconscientemente. No entanto, como o operador continua a exercer sobre o seu trabalho ritualístico, presume-se que a unidade subjacente às várias forças sendo invocadas se tornarão dolorosamente óbvias. Esse entendimento leva à consciência da prima materia, que está no centro de todas as forças que se possa imaginar. Do ponto de vista cabalístico, Aur (Luz) é a prima materia e sua especialização ou restrição em qualidades separadamente distintas é chamada Kli (Vaso ou Recipiente, esta é a raiz da palavra Klipah/Kliphoth, o reino infame das conchas ou demônios). A combinação da Luz e o Vaso criam o que é chamado de Sephira. Aur é a emanação do Incognoscível que tem o desejo de doar, enquanto o Kli tem o desejo de receber. Como isto segue descendo uma escada cósmica ou cadeia de progressão, o produto final é o universo manifesto ao qual a humanidade consciente é colocada precariamente no centro tanto com o desejo de receber quanto com a vontade de doar. Na perspectiva da Cabala, a humanidade também tem uma habilidade que nenhuma outra criatura de manifestação tem: a liberdade de escolha.

Isto leva de volta para a minha declaração original sobre a eventual sensibilização desenvolvida por um praticante de magia. Uma eventualmente que agarra a ideia que a criação é contínua e que a única verdade é Deus. Temos a opção de ver esta que é equivalente à iluminação ou podemos permanecermos ignorantes, que é continuar a viver na escuridão.

Eu acredito que a corrente Rosacruz tem esse mesmo entendimento no núcleo de seu sistema de crenças, mesmo que o processo não poderia ser muito bem semelhante. Tal como foi afirmado por Lindgren em seu "O Caminho da Rosa Cruz": sua teologia foi "construída sobre verdades esotéricas do passado antigo", que, "escondida do homem médio, fornece informações sobre a natureza, o universo físico e o mundo espiritual". Estes assuntos são idênticas aos que são estudados, explorados e utilizados pelo Cabalista e o Mago. Há o desejo de receber a Luz para que a iluminação possa ocorrer não apenas e exclusivamente ao eu porque o conhecimento da escuridão literal da condição egóica começa a quebrar.

A partir deste estado caído de ser, a "Reforma" do homem é buscada de acordo com a ideologia Rosacruz e esta é idêntica ao conceito cabalístico de Tikkun Olam ou Restauração do Mundo. Deus é tudo e a humanidade está no lugar de compreender isso, portanto, os únicos rituais realizados e a única cura que pode ocorrer é a revelação de Aur. Este é sem dúvida a única conclusão que qualquer caminho pode chegar: toda a magia na sua essência deve ser realizada por causa da percepção consciente da relação entre o manifesto (Malkuth) e o não-manifesto (Keter). Mas com que propósito? Simplificando, Malkuth pode tornar-se Keter. O axioma cabalístico é "O Desejo de Receber em Disposição de Doar".

Telemachus - Ordem Martinista

martinismoQue grande artigo! Este é o eterno debate de Magick vs Teurgia. Na verdade não existe tal coisa como magia Rosacruz. O teurgo segue o caminho quádruplo de purificar, de rogar, de receber e, finalmente, de agir sobre o que ele/ela recebeu. Pedimos para receber a ação de limpeza do Espírito Santo que só pode vir e agir se pedirmos a ele, como em pedir e lhes será dado. Dessa forma passamos de fé/crença para certeza. E esta certeza é muito peculiar e refinada, pois nos permite deixar-nos um passo mais perto do nosso coração interior e perceber que Ele está mais perto de nós do que a nossa veia jugular.

Peregrin Wildwoak - Golden Dawn

goldendawncrossNão tenho certeza que você vai encontrar muitas pessoas que praticam magia que concordam com este artigo. Enquanto de acordo com o artigo como uma soma, não estou certo de que podemos abandonar a palavra "magia" dos salões Rosacruzes ainda. Afinal, são as ações, não as palavras, e há gente Rosacruz mais alinhado ao lado esquerdo da tabela que chamam a si mesmos como "magistas" bem como há não-magistas que praticam o lado direito da tabela.

Lembro-me de maravilhosa biografia de Gareth Knight em Skylight Press: 'Eu a chamei Magia'. Ele afirma claramente que o que ele chama de "magia" é chamado por muitos outros nomes. Gareth está muito no lado esquerdo desta mesa, como suas cinco décadas de programas de serviço, mas ele chama de "magia". Não estou certo de que ele iria chamar-se de Rosacruz ou não (mas então ninguém deve publicamente fazer isto, de qualquer maneira) - mas este é o ponto.

Eu estou constantemente chocado e horrorizado com o número de adeptos RR et AC adeptos bem como gente 6 = 5 que nem sequer leram os Manifestos Rosacruzes! Espanta-me, pois eles são a nossa pedra angular de fundação.

Eu tenho lutado muito com a palavra magia, simplesmente porque a maioria dos magistas são babacas e o lado direito da tabela é valorizado a um grau insalubre em nossas comunidades. Embora muitas vezes isto ocorra sem pensar e inconscientemente.

A finalidade das nossas tradições é realmente muito clara para mim, por exemplo, nesta Cerimônia GD disposta no Equinox: "O amor expresso em direção a Deus, ao homem e ao universo". Isso é o que é! Outras tradições, Rosacruz ou não, expressam o sentimento exato, como o juramento de Luz Interior para receber o conhecimento oculto a fim de servir.

Concordo que os ideais dos Manifestos Rosacruzes não são possíveis dentro de uma Ordem ou pessoa valorizando o lado direito da tabela. Eu também acho que eles estejam mais centrados em abordar Deus tradicionalmente através de mistérios cristãos trinitários que a maioria da comunidade mágica moderna estão dispostos a envolver-se em.

*******

Sugestões de melhorias na tradução, enviar através de contato@oalvorecer.com.br

Um comentário sobre “Não existe “Magick Rosacruz”

Deixe uma resposta