Igreja Prístina da Rosacruz, a Igreja fundada por Harvey Spencer Lewis

Tradução livre da matéria "Pristine Church of the Rose Cross" da Rosicrucian Digest n°2, ano de 2011, disponível ao público, em inglês, neste link.

1467130191Enquanto a Ordem Rosacruz, AMORC, fundada em 1915, é e sempre foi uma organização filosófica não-sectária, iniciática e educativa, o fundador e primeiro Imperator da AMORC, Harvey Spencer Lewis, também foi, ao mesmo tempo, bispo da Igreja Prístina da Rosa Cruz, a qual ele fundou. Esta igreja, cujos Princípios eram principalmente gnósticos, no sentido amplo deste termo, foi criada por H. Spencer Lewis, em São Francisco, no início dos anos 1920.

Inspirada no seu ministro da infância, S. Parkes Cadman, um pioneiro em rádio-igreja em Nova Iorque, H. Spencer Lewis decidiu oferecer serviços religiosos não-sectários em uma estação de rádio em San Francisco. Incluíram um ritual de abertura com sons vocálicos, um programa musical, um discurso altamente informativo, embora curto, seguido de uma sessão de perguntas e respostas e um ritual de encerramento. Esta foi a primeira "Rádio Igreja" no oeste dos Estados Unidos e era extremamente popular.

Na biografia de Harvey Spencer Lewis, Missão Cósmica Cumprida, seu filho, Ralph Lewis, escreve:

No início dos anos vinte, a primeira estação de radiodifusão estabelecida em São Francisco era conhecida pelas letras KPO. Em uma ou duas ocasiões Harvey Lewis tinha falado naquela estação. Ele havia dado um discurso inspirador em uma manhã de domingo. Aqui estava um meio que alcançava as casas. Era um romance, a princípio. No início, os ouvintes eram os destinatários da transmissão, mas o público foi aumentando. Aqui estava uma oportunidade para fazer um discurso moral e espiritual para aqueles que não tinham credo específico ou que não se sentiam inclinados por alguma razão para assistir a alguma igreja.

Por que não ter um serviço não-sectário no ar? Poderia eliminar credos dogmáticos com suas inclinações e preconceitos. Poderia incluir um discurso sobre princípios morais e sobre a psicologia da religião e explicar o impulso religioso. Tal programa poderia também adquirir uma audiência para as religiões comparadas, mostrando como os conceitos espirituais eram sincréticos e ecléticos e não exclusivos de qualquer seita.

Em outras palavras, por que não uma Rádio Igreja?

A resposta da Rádio Igreja foi muito positiva. Ralph Lewis continua.

Houve tal resposta a este programa não sectário e religioso, ou melhor, a esta cerimônia espiritual e discurso no ar, que por quê não fazer uma instituição estabelecida? Então, novamente, uma ideia na mente de Harvey Lewis foi materializada para o que se tornou a Igreja Prístina. A palavra Prístina se refere a um retorno ao original ou aos princípios iniciais.

Em outras palavras, ela foi uma igreja para discutir conceitos místicos em sua forma pura, como eram antes de serem convertidos ou distorcidos pela dialética teológica ou não puderam... Seria uma igreja cujos rituais poderiam ser apenas um evento dramático com seu simbolismo e ritos deixados envoltos em mistério. Em vez disso, as naturezas psíquica e emocional das cerimônias e rituais foram explicados e foram implementados os seus aspectos intelectuais, ou seja, os sermões ou discursos.

Como a Ordem Rosacruz, AMORC, não é um organização religiosa, a Igreja Prístina foi, portanto, estabelecida como inteiramente separada. Contudo, não só atraiu membros rosacruzes, mas centenas de outras pessoas que se reuniam em suas portas domingo à noite, particularmente aqueles não tinham sido atendidos pela igreja por muitos anos.

Dentro de poucos anos, Harvey Spencer Lewis decidiu focar na Ordem Rosacruz, AMORC ao invés da Igreja Prístina da Rosa Cruz, a qual cessou as operações pouco tempo depois. A Ordem Rosacruz, AMORC foi incorporada na Califórnia como uma organização 501c3 (organização não sectária, de benefício público e educacional) desde 1928 e tem positivamente influenciado as vidas de milhões de mulheres e homens ao redor do mundo desde o século passado.

De um dos rituais da Igreja Prístina da Rosa Cruz:

Oremos:
Oh, tu que és o Caminho de Lao Tze,
O Equilíbrio de Confúcio,
O Braham de Brahma,
A Verdade de Buda,
A Unidade de Zoroastro,
O Ra de Amenhotep,
O EU SOU de Israel,
O Cristo do Cristão,
O Cosmos da Rosa e da Cruz,
E o Deus dos nossos corações,
Ouça nossa oração para que possamos
Conhecer-Te como Irmãos e Irmãs
Em Tua grande Família do ser e, em
Consciência Divina como um, juntos
E com Tu na qualidade de membro desta
Santa Igreja sob a direção dos
Mestres, visíveis e invisíveis.
Assim seja!

2 comentários sobre “Igreja Prístina da Rosacruz, a Igreja fundada por Harvey Spencer Lewis

  1. Frater Soltys

    A ideia não foi ruim. Mais uma descoberta do amigo sobre a AMORC. Acho que semelhante a igrejas gnósticas de outras ordens RC, como da FRA, essa seria muito relevante em sua composição e prática. Lembrando que a Rosa Cruz de Ouro ou GURC também possuía uma igreja. Fato é que ordens RC como a da Sodalitas, e mesmo havendo aquela Igreja RC que elaborei artigo. Assim devemos compreender que a questão religiosa sempre terá destaque. abração

    Responder
    1. Rizzelli

      Inclua-se a Igreja Expectante, que surgiu dentro da linhagem martinista de Philippe Encausse (Ordem Martinista - OM) no Brasil e se tornou um grupo independente.

      Responder

Deixe uma resposta